Atendimento 24h em todo o DF e Região.

Transtorno de Ansiedade Social

transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como fobia social, é um dos transtornos de ansiedade mais comuns e, na abordagem da Análise do Comportamento e da Terapia Analítica Comportamental (TAC), é entendido como um padrão comportamental de evitação e medo intenso associado a situações sociais específicas. Esse medo é desencadeado por experiências passadas, historia de vida e reforçado por contingências do ambiente. É o resultado de experiências em que a pessoa foi provavelmente punida ou exposta a consequências aversivas em situações sociais, como humilhação, críticas ou rejeição.
  
Essas experiências criam uma associação entre situações sociais e respostas de ansiedade, que são aprendidas e reforçadas ao longo do tempo.  

Quando o individuo evita situações sociais ( exemplo: não falar em publico, evitar festas ou interações ) reduz temporariamente a ansiedade. Esse alivio imediato reforça negativamente o comportamento de evitar , mantendo o transtorno.

A ansiedade social não ocorre isoladamente, ela é influenciada pelo contexto cultural, as expectativas sociais e a pressão por desempenho, especialmente em culturas que valorizam a perfeição .

A abordagem da Análise do Comportamento

 - Terapia Analítica Comportamental ( TAC),busca entender como esses fatores culturais interagem com a história individual do cliente e o ambiente atual.

Lucia Pereira Berhili 

Fale conosco

Entre em contato conosco pelo formulário, e-mail ou pelo telefone abaixo.


(61) 9967 8914 (61) 9967 8914


contato@falandocomlucia.com.br


Nosso endereço

Quadra SHIS QL 4 Conjunto 3, 7 LAGO SUL


Loading
Sua mensagem foi enviada. Obigado

Diferenciais

Plantão Psicológico On line

O plantão psicológico online é um espaço de acolhimento imediato, pensado para atender às suas demandas emocionais de forma pontual e assertiva. Baseado na Análise do Comportamento, o atendimento foca em compreender como o contexto atual influencia seus comportamentos e emoções, ajudando você a identificar padrões, necessidades e caminhos práticos para lidar com situações desafiadoras. È um atendimento para uma orientação psicologica de urgência.

Essa abordagem científica permite uma escuta ativa e direcionada, promovendo reflexões e estratégias personalizadas que favorecem o autoconhecimento e o bem-estar, mesmo em situações emergenciais. Tudo isso é realizado em um ambiente online seguro, acessível e ético, respeitando suas particularidades.

Pagamento antecipado podendo ser através de Pix , cartão ou transferência.

È um atendimento para uma orientação psicologica de urgência e pontual.

Agende seu plantão psicológico e receba suporte profissional no momento em que você mais precisa.

Psicoterapia Domiciliar

O atendimento psicológico domiciliar é uma modalidade terapêutica que ocorre no ambiente residencial do paciente. Ele é realizado por profissionais qualificados e segue os mesmos princípios éticos e técnicos dos atendimentos realizados em consultório. Na abordagem da Análise do Comportamento -  Terapia Analítica Comportamental, o foco está na identificação e modificação de padrões comportamentais , emocionais e cognitivo do paciente. Lembrando que  para o Analista do Comportamento as emoções e a cognição  são comportamentos  chamados de comportamentos encobertos.

Local: (Lago sul e Asa Sul)

Forma de Pagamento

O pagamento é feito antecipadamente podendo ser no mesmo momento do serviço psicológico. Entre em contato teremos prazer dar as informações necessárias.

Pix 6199978914 

Equipe especializada


Somos  profissionais especialistas, mestres e doutores em psicologia na abordagem da ciência  Analise do Comportamento - Terapia Analítica Comportamental, licenciados pelo Conselho Federal de Psicologia .

Psicoterapia de Casal

A psicoterapia de casal baseada na Terapia Analítica Comportamental (TAC) busca compreender e modificar os padrões de interação entre os parceiros, com foco nas relações funcionais que sustentam o comportamento de cada um. Essa abordagem considera o casal como um sistema, no qual o comportamento de cada parceiro influencia e é influenciado pelo outro, sendo moldado por contingências de reforço, história de vida e o contexto atual. Cada parceiro traz uma história de vida , reforço e contingências que moldaram suas expectativas, formas de comunicação e maneiras de lidar com problemas. Comportamentos problemáticos no relacionamento muitas vezes são aprendidos e mantidos por padrões de reforço e punição na dinâmica do casal. Comportamentos Operantes e Respondente, chamamos de comportamentos operantes ações intencionais como falar, ouvir ou ignorar. Comportamentos Respondentes: Incluem reações automáticas os comportamentos encobertos ( emoções ) do parceiro, como raiva, ansiedade ou frustração. Ciclo de  Reforços ,Comportamentos disfuncionais frequentemente são mantidos por reforço negativo (ex.: evitar discussões diminui a tensão momentaneamente) ou por reforço positivo inadequado (ex.: críticas frequentes acabam reforçando comportamentos defensivo . 


Mais importante do que observar o que acontece é entender por que acontece. Por exemplo, críticas constantes podem ser uma tentativa de aproximação ou de chamar atenção para necessidades emocionais não atendidas. 
Um dos objetivos da Terapia de casal na TAC
1) Promover comportamentos mais adaptativos.
2) Fortalecer a Comunicação Assertiva.
3) Ajudar o casal a enfrentar conflitos de maneira funcional, sem evita-los ou agravá-los.
4) Identificar e reforçar ações que promovam intimidade, respeito e parceria no relacionamento.

Terapia de Grupo - Lidando com Timidez Positivamente

É um espaço terapêutico com psicólogo  , sendo grupos diferenciados   para adolescentes e adultos que desejam compreender e enfrentar os desafios da timidez. Baseada na   Terapia Analítica Comportamental  na abordagem psicologica da ciência da Análise do Comportamento, essa abordagem busca explorar os fatores que mantêm a timidez como padrão de comportamento e criar estratégias eficazes para modificá-la de maneira saudável.

Objetivos principais

  1. Autoconhecimento: Identificar situações que desencadeiam a timidez e compreender os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados.
  2. Reforço positivo: Incentivar mudanças graduais ao promover comportamentos mais assertivos e socialmente habilidosos.
  3. Construção de habilidades sociais: Desenvolver ferramentas práticas, como melhorar a comunicação, lidar com a ansiedade social e estabelecer relações interpessoais.
  4. Superação de barreiras: Trabalhar em conjunto para reduzir o impacto de crenças limitantes e enfrentar medos em ambientes sociais. A terapia ocorre em sessões de grupo, onde os participantes compartilham experiências e desafios em um ambiente seguro e acolhedor. Por meio de dinâmicas, exercícios  comportamentais, analise comportamental e  técnicas da psicoeducação , o grupo aprende : Observar como o nosso ambiente influencia nosso comportamento. Identificar contingências que perpetuam a timidez e experimentar novas formas de se comportar.  Esses grupos podem ser realizados em escolas ou em consultório presencial. Favor entrar em contato. Um abraço Lucia Pereira Berhili